terça-feira, janeiro 20, 2009

Polêmica (?) Televisiva (ou Futebolística): Sócrates ou Raí?



Estava assistindo ao Globo Esporte hoje e passou uma reportagem com a "polêmica" : Quem foi melhor, Raí ou Sócraes. Desacreditei. Onde tem polêmica? Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento de futebol sabe que Sócrates não foi só melhor, foi absurdamente melhor. Até o Raí sabe disso!

Todo mundo sabe que sou corintiano, mas não quero que isso faça alguém pensar que estou sendo parcial, sei reconhecer quando um jogador de um time adversário é melhor: Pelé foi melhor que Rivellino, Rogério Ceni é melhor que Felipe... e por aí vai...

Raí efetivamente ganhou mais títulos, mundial de clubes, libertadores, copa do mundo, mas Sócrates tinha muito mais qualidade, jogava solto, vistoso, dava os passes mais açucarados que já vi, colocava a bola por espaços onde nunca vi outro jogador colocar... Se fossemos considerar por nº de títulos o Raí seria melhor que o Maradonna, mas todo mundo que tem um pouco de noção sabe que não é isso que sobra pra posteridade.

Se comparamos a passagem dos dois pela Seleção, a do Raí foi vitoriosa, em 94 no tetra, mas não vistosa, pois a verdade é que só Romário jogou naquele time (e como jogou!). A de Sócrates foi trágica, em 82 e 86, mas o time de 82, mesmo derrotado entra com facilidade na lista de 3 melhores seleções brasileiras de todos os tempos e na verdade, fora o Brasil de 70, o Brasil de 58, a Holanda de 74 e a Hungria de 54 (os dois últimos também não ganharam a copa) nunca houve um time comparável, com aquele meio de campo que jogava por música, com Sócrates, Zico e Falcão. Não a toa, a derrota da seleção de 82 pra Itália é considerada por muita gente como a morte do futebol arte e a vitória dessa porcaria de futebol de resultados que vemos hoje por aí. E como disse num de meus textos no Quatro Patacas (leia aqui se quiser), somente Zidane, Ronaldo e Romário furaram esse "bloqueio" de mediocridade com constância suficiente pra escrever a fundo sua marca na história do futebol.

A minha constatação final é de que Sócrates foi melhor que Raí, mas ver antigos vídeos de qualquer um dos dois é um colírio para os olhos em tempos de Cristiano Ronaldo como melhor do mundo (faz-me-rir)!

3 comentários:

Fábio Gerônimo disse...

Realmente, Raí não foi melhor que o Sócrates, mesmo como sãopaulino fanático tenho que admitir.
MAS EU ME LEMBRO BEM MAIS DO PAULISTÃO QUE O RAÍ GANHOU PRO SÃO PAULO EM 98 QUE DO SÓCRATES JOGANDO... HEHEHEHEHEHE
Quantos anos vc tem Arthur? hahahahaha
Desculpe, eu tinha que tirar um sarro do Corinthiano... MAs tudo bem, Ronaldo agora vai salvar o seu time e ser melhor que o Raí e o Sócrates juntos.

Arthur Malaspina disse...

Eu tenho 194 anos, até onde me lembre...

E essa história do Ronaldo estreiar tá virando lenda!

splendid disse...

balenciaga handbag
balenciaga handbags
balenciaga
balenciaga bags