quarta-feira, agosto 19, 2009

Resenha – Hyper Future Vision Gunnm

Autor: Yukito Kishiro
Editora Original: SHUEISHA
Ano de Publicação Original: 1991-1995
Editora no Brasil: JBC
Ano de Publicação no Brasil: 2003-2004
Número de Edições: 18



Hoje eu terminei de ler – pela 4ª vez – Gunnm e finalmente tomei coragem para resenhar essa que considero, junto com Akira de Katsuhiro Otomo, a maior obra de ficção científica já publicada em quadrinhos.

Meu primeiro contato com Gunnm foi logo da publicação de seu primeiro número pela JBC e o encanto não foi imediato, já que o primeiro número, apesar de ótimo, não me fisgou. Só percebi que estava diante de algo diferente no segundo número, que li afoito e embasbacado, a partir daí li todos os números subseqüentes dessa forma.

Gunnm se passa num futuro tecnológico onde o mundo é dividido em Zalem, uma cidade flutuante e a Cidade da Sucata, onde Zalem despeja seus dejetos e que trabalha única e exclusivamente para suprir Zalem. Nesse cenário é contada a história de Gally, uma garota sem memórias que tem sua cabeça (isso mesmo, só a cabeça) encontrada no lixão por Ido, um cidadão de Zalem que foi expulso e agora vive na Cidade da Sucata concertando Andróides. No mundo de Gunnm, quase todos os habitantes da Cidade da Sucata tem partes, ou o corpo todo, cibernéticas, precisando apenas do cérebro pra se manterem vivas, como Gally a protagonista.

Como Zalem não se importa com a segurança dos habitantes da Cidade da Sucata, não existe polícia, o mais próximo disso são os Guerreiro Caçadores que matam bandidos em troca de recompensas. Ido é secretamente um deles e Gally – que tem um poder de luta que ela não sabe como conseguiu, o Panzer Kunst, arte marcial Marciana desenvolvida especialmente para lutas entre Ciborgues – segue os passos de seu salvador e se torna também uma Guerreira Caçadora.

Esse seria o plot para todo um Mangá, mas ocupa apenas 5 volumes de Gunnm, que logo depois passa a abordar o Motorball, jogo que mistura corridas e lutas entre Ciborgues e que Gally acaba entrando. Novamente o autor não se fixa nisso e o plot muda mais duas vezes até, na edição 11 tomar sua forma definitiva com Gally como agente de Zalem na superfície. Todas as fases de Gunnm são incrivelmente densas e servem pra mostrar as relações internas da Cidade da Sucata e desta com Zalem, além de desenvolver claramente a personagem principal.

A melhor qualidade do Mangá é sua galeria impressionante de personagens, todos esféricos. Dificilmente Kishiro introduz uma personagem se não for desenvolvê-la completamente. Nesse ponto os melhores são os que – durante toda a trama – servem de antagonistas (nem sempre vilões) à Gally. O primeiro deles – que é tão marcante, que apesar de aparecer só nos dois primeiros volumes ecoa e se faz importante para Gally durante toda a trama – é Makaku, ciborgue com passado cruel que transpos todo o sentimento de dor que já sentiu para matar e destruir. Ele é utilizado de forma brilhante pelo autor, como primeiro oponente e rival de Gally, que também pela primeira vez mostra compaixão pelos motivos dele, marca característica da protagonista durante todo mangá.

O segundo antagonista de Gally – que volta depois em outra forma e se torna o ponto de divisão do mangá – é Zapan, outro Guerreiro Caçador que se sente humilhado por Gally e leva isso às últimas conseqüências.

O terceiro antagonista da trama é Jashugan o Campeão do Motorball, que ficará pra sempre como maior antagonista e rival de Gally, além de ser o único personagem que derrota a protagonista. Jashugan é um personagem brilhante que serve como rival e que também é mestre à partir do ponto em que a ensina – não só artes marciais – durante o combate.

O quarto antagonista é Den, líder do Barjack um grupo terrorista que quer derrubar Zalem do céu para por fim a dominação tirânica. Den se mostra interessantíssimo pois além de estar – na maioria das vezes – mais certo em seus motivos que Gally, o que inverte de forma sensacional o conceito de herói-vilão, é também um alter ego de Kaos, um personagem que possui o curioso poder da psicometria podendo reconstituir as memórias e habilidades de pessoas que usaram um objeto a partir do próprio objeto. Kaos se apaixona por Gally e passa a ser um grande aliado ao mesmo tempo em que é um grande antagonista como Den.

O quinto antagonista é o melhor personagem de todo o mangá e também o único que pode receber a alcunha de vilão. O Dr. Desty Nova é um cientista expulso de Zalem que veio para cidade da Sucata para fazer experimentos com humanos. Completamente insano, ele só acredita no conceito do Carma e foi o responsável por todos os antagonistas anteriores de Gally, transformou Makaku em um monstro, reconstruiu o cérebro de Jashugan, deu a Zapan os meios e o poder para destruir não só Gally como toda a cidade da sucata (o interessante nessa passagem é que ele também dá a Gally os meios para destruir Zapan, fazendo com que eles encarem seus Carmas) e é pai de Kaos e responsável pela personalidade oculta dele – Den – poder se manifestar livremente. Desty Nova controla os destinos da trama e é o único a conhecer o “Segredo do povo de de Zalem”.

O sexto e último antagonista é a própria Zalem que domina os destinos tanto dos cidadãos da Cidade da Sucata quanto de seus próprios cidadãos e que será por fim “desafiada” por Gally no poderoso final da trama.

Gunnm é um mangá muito constante o que faz com que todos os seus números – com exceção talvez do primeiro – sejam geniais, mas as edições mais impressionante são a penúltimo que traz não só o (suposto) confronto derradeiro entre Gally e Desty Nova como a revelação do “Segredo do povo de Zalem” que é tão impressionante e determinante para o real significado da trama que tenho que parar a leitura toda vez que leio (da primeira vez que li fiquei tão chocado que não consegui terminar de ler a edição naquele mesmo dia). A a última edição, maior (160 pgs) e que contém não só o desenrolar da trama, chegando à conciliação (e não à guerra) como solução do conflito básico superfície vs. Zalem pelas mãos de Gally, como também a revelação do passado da protagonista, incluindo uma maravilhosa contraposição da personagem com a sua personalidade passada – são completamente diferentes – por meio da mudança de uma pergunta que Gally se faz o mangá todo: “Por que eu luto?” A resposta costuma ser “por mim” e é diferente neste flashback (pra saber leiam).

Gunnm é tão perfeito e complexo que recomendo seriamente que leiam, mudará suas percepções da realidade de maneira que só obras centrais da ficção científica conseguem, como a Fundação de Asimov e O Jogo do Exterminador de Orson Scott Card.

PS: O autor Yukito Kishiro está reescrevendo o final de Gunnm em um novo mangá chamado Gunnm Last Order, que ainda não li. O motivo que ele deu é que não conseguiu escrever exatamente o que queria da primeira vez. Como já disse aqui, Gunnm é uma obra fechada, coesa e maravilhosa, duvido seriamente que o final pudesse ser melhor, o que levanta a velha discussão: Porque alguns autores nunca estão contentes com suas obras mesmo quando elas são unanimidades da crítica? De qualquer forma eu espero que alguém publique aqui essa “revisão”, de preferência a JBC que fez um trabalho maravilhoso com Gunnm, provavelmente o melhor que a editora já fez. E quando isso ocorrer podem ter certeza que vou resenhar aqui.

PS2: Essa resenha ficou gigante e mesmo assim não falei metade do que tinha pra falar, me concentrei nos personagens e não na trama, porque achei que assim contaria o mínimo de Spoilers possível e mesmo assim foram vários. Mas uma interessante discussão que poderia ser levantada é dimensão religiosa desta história, que se faz presente em todo o mangá. Um povo sem esperança abraça a religião sem nem pensar como consolo imediato e é – na minha opinião – um pouco disso que trata Gunnm, sem falar na óbvia relação entre a cidade espacial Jeru e a cidade de Zalem (liguem os pontos), que são conectadas pela “Escada de Jacó”. Vale ainda a dica do ótimo posfácio do autor na última edição. Por isso volto a insistir, leiam Gunnm!

PS3: Faz um tempão que eu não escrevo aqui... é que estou planejando uma atração nova pra esse blog, fiquem atentos que logo (espero) virá.

cotação:


Lombada das 18 edições brasileiras de Gunnm, formando o desenho da capa do 1º mangá, foto (mal) tirada por mim mesmo da minha coleção.

8 comentários:

Elis disse...

eu vi essas lombadas. começa a fazer uns textos mais curtos pra dar mais coragem de ler.

Elis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bebs disse...

Amei sua resenha!!! Até porque, assim como você, sou uma fã apaixonada por GUNNM!

Descobri este post porque fui buscar um texto explicativo sobre o mangá pra linkar numa citação que fiz do mesmo, num post que escrevi sobre um game que tem similaridades de trama. Não rolava de explicar o enredo todo de GUNNM, senão o meu post ia ficar gigantesco e desviar o foco do game. hehehe

Daí gostei tanto desta sua resenha que foi a que linkei na citação, ok? Pois sinceramente não achei explicação melhor sobre o mangá! =D

Bjos!!!

Anônimo disse...

meu deus vou morrer sem ler esse manga.
não acho ele em lugar nenhum

adriano disse...

oi poderia postar para downlaod o manga gunnm hiper future

Anônimo disse...

bom dia poderia colocar online o manga gunnm hiper future vision em portugues ou disponibilizar para download.

Anônimo disse...

me envieo o link paa esse email adrianomarcelino2004arrobaig.com.br

Dr-Erich disse...

Pra quem Quiser, Aqui ta o Link de uma Scan que Está Fazendo ele em Português...

http://ani-scans.blogspot.com.br/