quinta-feira, setembro 05, 2013

As 10 melhores músicas de videogame de todos os tempos



Olá pessoal, hoje no Han teremos um Top 10, coisa que não faço há muito, muito tempo. 

Sou muito fã de videogames e uma das coisas que mais me chama a atenção são as trilhas sonoras magníficas de alguns jogos. Já até escrevi um texto há algum tempo para o finado Puxa Cachorra (que deus o tenha) contando minhas peripécias guiando dois cegos na Videogames Live Brasil do ano passado.

Vamos a lista, mas lembrando que são temas e não trilhas:


10 - Celles Theme - Final Fantasy VI (Super Nintendo)

Compositor: Nobuo Uematsu



Começamos com o melhor tema de um dos melhores jogos de todos os tempos, o incrível Final Fantasy VI. Fiquei em dúvida entre esse e o tema da Terra, mas acabei ficando com a beleza melancólica da nossa suicida favorita.

09 - Intro - Banjo-Kazooie (Nintendo 64)

Compositor: Grant Kirkhope



Ahhh Rare, ahhhhhhhhhhhhhhhh Rare... o que houve com você? Nossa, a trilha de Banjo-Kozzoie é ignorantemente boa. Selecionei logo a música de abertura que é a que melhor demonstra a loucura sonora que é esse jogo e a genialidade do senhor Kirkhope. Ahhh Rare, que deus a tenha!

08 - Overworld- Super Mario Bros 2 (NES)

Compositor: DEUS, aqui respondendo pelo outro nome dele, Koji Kondo.



Vamos então começar a falar de Koji Kondo? Koji Kondo... deve ser duro ser tão melhor que todos os seus colegas de profissão não? Pois é, o compositor número um da Nintendo está para os outros compositores assim como seu maior parceiro de trabalho, Shigeru Miyamoto está para os game designers. Ou seja, é uma discrepância absurda. Essa lista poderia ser a lista do Koji Kondo, mas limitei o tanto quanto pude a presença dele. Serão só 3 vezes (não dá pra ser menos que isso, sorry). Quanto a música em questão, é o melhor Overworld theme de todos os Marios (o do 3 chega BEEEEM perto). Essa levada de jazz é matadora, sério, posso ficar horas escutando só isso (e as vezes fico, tenho essa OST no ipod).

07 - Main Theme - Super Smash Bros Brawl (Wii)

Compositor: Nobuo Uematsu



Duas coisas, Nobuo Uematsu é um monstro. Esse é o tema de videogame com menos cara de tema de videogame que já ouvi na vida. Tem até letra em latim (que eu entendo e você não :P ), um primor!

Segunda coisa, responderei antes das críticas: Ahhhh, mas só tem jogos da Nintendo aí! Sim, fora um, todos os itens dessa lista são de consoles da Nintendo. A vida é assim meus caros padawans, injusta, convivam com isso.

06 - Cassino Night Zone - Sonic 2 (Mega Drive)

Compositor: Masato Nakamura



Olha a exceção aqui! Sério, as trilhas de Sonic são SEMPRE incríveis, a do Sonic 2 é a minha favorita e foi muito difícil selecionar uma música. Mas se tem que escolher uma, é essa. Melhor fase do jogo, melhor música do jogo, alguns dos melhores momentos da minha infância. Que maravilha!

05 - Frog's Theme - Chrono Trigger (Super Nintendo)

Compositor: Yasunori Mitsuda



Chrono Trigger tem a melhor trilha sonora da história da indústria dos games (é o melhor jogo já feito também, ah, e cura o câncer e traz a paz mundial... e é melhor que filhotes de gatinhos...) e tem TANTOS temas inesquecíveis que foi a escolha mais difícil da lista toda. No final ficou entre este e To far away times, com a vitória do tema do saposo! Caramba, Frog é meu personagem de videogame favorito, que história, que desenvolvimento... meu deus Square-Enix, o que houve com você?

04 - Overworld - The Legend of Zelda (NES)

Compositor: The Lord of the rings, só que mais foda, também conhecido como Koji Kondo



Kondo, seu lindo... só você mesmo poderia compor um tema que evocasse mais heroísmo do que o do Frog... caramba, esse Overworld é o tema de videogame por excelência (junto com o 1-1 do Super Mario Bros). Ouça, seja feliz, salve Hyrule e a folgada da Zelda pela milésima vez! (Estou abraçado com minha edição de Hyrule Historia enquanto faço esse Top 10)

 você duvidou né?

03 - Dr. Wily Stage - Megaman 2 (NES)

Compositor: Takashi Tateishi



Nossa, o que é esse tema? É simplesmente inacreditável o que um grande artista podia fazer com apenas 8 bits! Esse é o meu Megaman favorito de todos os tempos e é de chorar de tão difícil, principalmente a parte que é embalada por essa obra-prima. Capcom, vocês é outra empresa que perdeu a rumo bonito hein! Caramba, JOGOS DECENTES DO MEGAMAN NOVOS PRA ONTEM SEUS MALDITOS! Ufa!

02 - Dire, Dire Docks - Super Mario 64 (Nintendo 64)

Compositor: Koji "fucking-master-of-the-universe" Kondo



Última aparição do mestre Kondo na lista... ai ai, que música incrível! Em todos os sentidos, ela te dá a perfeita impressão da água, o que é justamente a ideia, já que é uma fase aquática. E é linda, linda demais. Essa música me desperta uma tristeza, uma solidão, um sentimento inexplicável que - diriam os imbecis de plantão - um "simples" videogame não deveria despertar. No final minhas favoritas são sempre as que me deixam mais triste, mais saudosista, mais desconsolado. Vai entender minha mente maluca.

01 - The Moon - Ducktails (NES)

Compositor: Hiroshige Tonomura




Falando em tristeza e melancolia revestidas de saudosismo... nossa, essa é uma pancada na cabeça! Não sou maluco pelo jogo em questão, não é um dos meus favoritos (diferente do restante do top 10 alias) mas essa música... é inexplicável, que coisa maravilhosa. Esse sentimento crescente, 8 bits... as vezes eles são mais do que o suficiente! Chega de falar, escute AGORA, faça esse bem a você mesmo.
____________________________________

Espero que tenham gostado. Claro que ficou MUITA coisa que adoro de fora, cito aqui de cabeça as músicas da série Donkey Kong Country, de Super Metroid, de Star Fox 64 e da série Pokemon como as ausências mais cruéis.

O tema A de Tetris, um dos meus jogos favoritos e uma obra-prima, ficou de fora por não ser realmente original e sim uma adaptação de uma música tradicional russa.


7 comentários:

Petra Leão disse...

Phoenix Wright ficou de fora...?

HERESIA!!!!!

#enchendoosaco

Arthur Malaspina disse...

O fato de eu nunca ter jogado ajuda bastante nisso :P

Leandro Kindermann disse...

Interessante o fato de que a trilha de nenhum jogo mais recente entrou na lista. Porém, é uma lista excelente!

Questão disse...

muito bom este post

Fábio Gerônimo disse...

Kirby nem passou perto né? Seu traíra! YAHAHAHA
Eu não amo Zelda como você, mas apoio a lista.

Arthur Malaspina disse...

Eu não tenho nada contra jogos novos Leandro, mas acho que em relação à trilha sonora, as das gerações mais antigas eram mais criativas, principalmente nos 8 bits.

E esqueci completamente de Kirby.. E de Castlevania... É duro fazer essas listas Fábio. E sim, sou apaixonado por Zelda mas sou MAIS APAIXONADO por Mario!

Marcio Costa disse...

A música da moon stage do ducktales é a melhor! Alguém concorda comigo!